Salto no tempo

Minha intenção inicial, nesse blog, era ir relatando os lugares por onde passei, e postando fotos da época.

Até agora segui esse roteiro, e meu último post foi sobre Brasília, que conheci no distante ano de 1963.

Ontem, organizando algumas fotografias, vi imagens da minha última viagem, realizada em abril desse ano, para conhecer a Patagônia. Foi então que pensei: por que não intercalar o passado com o presente? As imagens e os fatos estão bem mais próximos, o que facilita o trabalho, e penso que assim talvez consiga atingir meu objetivo de fazer um apanhado sobre os roteiros de lazer da minha vida.

Diante disso, vou intercalar as lembranças, ou colocá-las conforme forem surgindo, por um motivo, ou outro.

Começando, vou dar um salto de 1963 para 2008, de Brasília para a Terra do Fogo. Em 1963, a viagem tinha sido toda de ônibus. A da Patagônia foi por terra, ar e mar.

Esse foi o roteiro do nosso cruzeiro, de Buenos Aires a Valparaíso, no Chile:


Voamos de São Paulo até Buenos Aires e lá embarcamos num navio maravilhoso, que por si só era um lazer total (Star Princess, abaixo).


Do porto de Buenos Aires, navegamos para Montevidéu ( essas duas capitais merecerão fotos e comentários oportunamente) e, de lá, para as Ilhas Falkland (ou Malvinas, para os argentinos). Desembarcamos em Port Stanley, uma cidade muito pequena (parece ser a única do arquipélago), tranqüila, com um vento geladíssimo e vegetação somente rasteira. A atração do local é o pingüim, alto e com amarelo em torno do pescoço. Infelizmente não conseguimos ver nenhum ao vivo. Parece que chegamos tarde, fora da temporada dos pingüins. Mas vimos outros, de todos os tipos, tamanho e material, e eu até comprei uns de lembrança. Sem dizer que também fomos recepcionados por dois, logo que chegamos na cidade.



Uma das atrações de Port Stanley é a Catedral Anglicana que tem, na sua entrada, um arco feito com ossos de baleia. Por se tratar de uma possessão inglesa, a lingua do local é a inglesa, a moeda é a libra. É bem estranho ver um lugarejo inglês, nessa região.


Essa é a Catedral:

Rua principal de Stanley



De Port Stanley, seguimos para Ushuaia, a "cidade do fim do mundo", na Patagônia Argentina. Sua parte central é bem charmosa, sua baía é linda e o Parque Nacional da Terra do Fogo tem uma variedade encantadora de paisagens. No Parque existe a estação da estrada de ferro do Trem do Fim do Mundo, e de um dos seus pontos consegue-se avistar, também, os montes nevados do lado do Chile. Consegui algumas fotos com bons resultados, que estarão colocadas logo depois dos postais de Ushuaia.




Abaixo, fotos tiradas por mim. A 1ª foi tirada do navio, quando estávamos nos aproximando de Ushuaia.


Descendo em Ushuaia
No centro de Ushuaia


Parque Nacional da Terra do Fogo









De volta ao centro

Despedida de Ushuaia
Saímos à noite, de Ushuaia, seguindo na direção do Cabo Horn e do Estreito de Magalhães.

Comentários

Anônimo disse…
Senhora Blogueira, gostei dos seus comentários. Uma das fotos está totalmente escura. Acho que a noite deveria estar bem escura, já que a referência é de que foi tirada do navio a noite.
Ja fiz essa viagem nesse mesmo navio e recomendo a todos que lerem este comentário. Muito interessante. Valparaíso me surpreendeu com a sua situação geográfica em relação ao porto.
Gostei muito, principalmente da companhia. Bertino.
Claudia disse…
Helo,


Acabei achando as fotos da sua viagem a Patagônia, fantástica a viagem hein? Conheço parte da patagônia chilena, Temuco, Pucon, Puerto Mont pois fiz uma matéria para a Folha na região, fui a São Gabriel de Bariloche também na mesma ocasião, mas não chegeui perto de Ushuaia que é um velho sonho meu.

Deixaram mais vontade estas suas fotos!

Abs,

C.
Anônimo disse…
Olá Heloisa,
Estou indo para um cruzeiro igual o seu no próximo domingo, porém farei "o contrário"....começarei por Valparaíso e terminarei em B. Aires e o navio tb não será o mesmo (o meu é o Infinity da Celebrity Cruises).
Gostei muito de ler seus comentários e ver suas fotos e acredito que gostarei tanto quanto vc, pois faz algum tempo que eu e meu marido queremos conhecer a região e por um motivo ou outro acabamos deixando de lado. Vc realmente aumentou minha animação!!!
Parabéns pela sua página, pelas fotos e pelas viagens!
Abçs,
Gianine Luiza
Gianine Luiza,
Desejo a vocês uma viagem maravilhosa. Acho que, pela época, vocês conseguirão ver os pinguins que eu não vi.
Me conte na volta.
Abraços
Anônimo disse…
Obrigada Heloísa, na volta conto para vc como foi tudo; ok?!
Um abraço,
Gianine Luiza
Gianine Luiza disse…
Oi Heloísa,
Tudo bem com vc?
Como prometido, voltei de minha viagem e aqui estou para te contar com foi......adoramos, viagem linda e totalmente diferente....
Adoramos principalmente Puerto Varas e Ushuaia, que é um lugar sem igual...pena o pouco tempo que se tem por causa do navio, mas pretendemos voltar as 2 com + tempo!
Foi ótimo e conseguimos ver os pinguins em Punta Tombo.....milhões...foi bárbaro!
Obrigada pelas dicas!
Abçs,
Gianine Luiza
Oi, Gianine Luiza,
Gostei muito de saber que vocês aproveitaram a viagem. E que ótimo terem visto os pinguins. eu não tive essa sorte, por causa da época.
Se quiser trocar impressões, escreva para meu endereço: helo70@gmail.com
Beijo

Postagens mais visitadas deste blog

Tallin, capital da Estônia

Ponta Delgada - Ilha de São Miguel - Açores

Cajobi, Monte Verde e Monte Azul Paulista