Ponta Delgada - Ilha de São Miguel - Açores

Cruzeiros marítimos, além do conforto da viagem, podem nos trazer surpresas fantásticas.
Nas paradas durante o itinerário, levam-nos muitas vezes a lugares lindos que, se não fosse pelo trajeto marítimo, dificilmente conheceríamos.
Isso acontece, principalmente nas passagens por arquipélagos.
No meu último cruzeiro, realizado de 08/04/2018 a 28/05/2018, passamos por dois arquipélagos, as Ilhas Canárias e os Açores, com paradas em Tenerife e em Ponta Delgada.
Preciso confessar que, antes de ler o itinerário do cruzeiro, nunca tinha ouvido falar de Ponta Delgada, mas para me preparar fui em busca de informações e logo fiquei muito curiosa para conhecer o lugar.
Desde os tempos do colégio, sabia sobre o Arquipélago dos Açores, mas nada conhecia sobre as ilhas e as cidades.
A cidade portuguesa Ponta Delgada fica na Ilha de São Miguel, que é a maior ilha do arquipélago, pertencente à Região Autônoma dos Açores. O arquipélago tem, no total, nove ilhas.
Saí do Brasil com reserva fechada para um passeio por Ponta Delgada. Como não se tem muito tempo durante as paradas, é preciso que se vá com tudo planejado. Fiz a reserva por e-mail com a Azores Dreams Tours.
Deu tudo muito certo e, no dia 19/04, no horário combinado, o carro estava nos esperando no porto.
Era um veículo que acomodava 9 pessoas, e o guia conseguiu completar a lotação rapidamente.

O dia estava frio, mas muito bonito.

O passeio para Sete Cidades foi lindíssimo.
Paisagens deslumbrantes, mar com cor fantástica, lagos e lagoas maravilhosos, assim como seus entornos
Em Sete Cidades fica a Caldeira das Sete Cidades, também conhecida como Lagoa das Sete Cidades, maior lago dos Açores, e que se formou em cratera vulcânica.
A Caldeira é um lago duplo, formado pelas lagoas Verde e Azul.
Do Miradouro do Cerrado das Freiras tem-se uma vista deslumbrante da Lagoa, e das escarpas e campos que a rodeiam.

Abaixo, Lagoa das Sete Cidades. Lagoa verde e lagoa azul. Esplendorosas.

Ao fundo, na parte plana da Lagoa Azul, as construções da freguesia Sete Cidades.

Depois de um bom tempo apreciando essa beleza estonteante, seguimos para conhecer, ainda no local, a Igreja São Nicolau, de estilo neogótico, e seus arredores.

A Igreja fica no vale da freguesia de Sete Cidades.

Correr de árvores frondosas, que formam uma alameda na frente da Igreja São Nicolau.

Deixando o vale, seguimos para o centro de Ponta Delgada.
No caminho para o Largo São Francisco, passamos ao lado das Portas da Cidade, testemunhas da sua defesa primitiva. Tinham outra localização, no antigo cais, mas em 1952/1953 foram transferidas para o lugar onde se encontram, Praça de Gonçalo Velho.
São três arcos imponentes que receberam pedra basáltica, na sua execução. É bem impactante a primeira visão das Portas, com sua arquitetura de contraste branco e preto. No arco do meio encontra-se o brasão das armas reais e da cidade.
Muitas outras construções na cidade têm o negro do basalto, que parece ser abundante na ilha. Inclusive o piso das praças e ruas, que  têm desenhos variados com resultado muito interessante e bonito.

Estátua de Gonçalo Velho Cabral, navegador português, primeiro donatário da das ilhas de São Miguel e de Santa Maria.

Abaixo, estátua de São Miguel.

Infelizmente não tivemos tempo para caminhar pela praça, para passar por baixo das portas e nem para fotografar melhor.
Nossa parada foi mais à frente, e tínhamos que ficar atentos ao horário de embarque.
Paramos por um tempo no Largo de São Francisco, onde visitamos a Igreja de São José e caminhamos um pouco pelas ruas vizinhas.
A rua para pedestres, com piso desenhado, foi a preferida para quem estava atrás de lembranças de viagem.
O Largo, ou Campo de São Francisco, é todo cercado por árvores que estavam totalmente desfolhadas. Era o início da primavera, e acredito que logo tenham recuperado seus ramos e folhas.
Procurei saber que árvores eram aquelas e fui informada de que eram plátanos. Achei bem diferentes dos plátanos que conheci em outras viagens, e dos plátanos da nossa linda Campos de Jordão (SP).

Interior da Igreja de São José, com trabalhos em talha dourada e painéis de azulejos do século XVIII.

Rua que sai do Largo.

Construções com sacadas, piso trabalhado.

Hora de voltar para o navio, com passagens pelo centro antigo da cidade. Ruas estreitas e simpáticas. E, no caminho, uma Casa Brasil.

Quase saindo do centro, uma despedida a São Miguel, homenageado numa simpática estátua.
Foi um dia fantástico, de beleza ímpar, como prova esse panorama da Lagoa Sete Cidades, fotografado por mim e que, pelo esplendor, merece ser republicado.

Fotos iniciais do arquipélago: aquiaqui.
Também escrevo sobre Ponta Delgada no meu Blog da vovó... mas não só. Aqui.

chica disse…
Que passeios lindos e fotos maravilhosas que, junto com tuas explicações podem ajudar quem pretenda pra lá viajar! Vale! beijos, feliz outubro! chica
Prata da casa disse…
Lindas as fotos Heloísa. Infelizmente muito ficou ainda por ver, embora a lagoa das Sete Cidades seja um dos ícones da minha ilha, sem dúvida. Precisa voltar com mais tempo e vai ver que não se vai arrepender.
Sabe da lenda das Sete Cidades? A lagoa é verde e azul porque, segundo a lenda, a princesa de olhos azuis que se apaixonou por um pastor de olhos verdes, foi obrigada a separar-se do seu amor. Os dois choraram tanto que uma lagoa se formou, verde e azul, da cor dos olhos dos dois apaixonados. Não sei se lhe contaram, mas deixo aqui esta curiosidade.
Gostei imenso de ver as fotos.
Bjn
Márcia
Ricardo disse…
Deslumbrante !!! Cenário de cinema e tudo em história! Obrigado por compartilhar Tia !
Oi, Márcia, gostei muito de saber da lenda. Sim, seria bom poder voltar para poder conhecer as outras belezas do lugar.
Realmente é deslumbrante, Ricardo. Obrigada por comentar. Bjs.

Postagens mais visitadas deste blog