Aix-en-Provence
Aix-en-Provence é uma cidade linda e alegre, também conhecida como cidade das mil fontes. Sua principal avenida, Cours Mirabeau (onde ficamos hospedados), é ladeada por plátanos, tem construções dos séculos XVII e XVIII, com portas esculpidas e sacadas de ferro. Tem, ainda, muitos cafés (restaurantes), onde a vida fervilha.
Cours Mirabeau.
No centro, uma fonte diferente, coberta de musgo.
Prédio do século XVIII. Parece que Cézanne costumava se encontrar aqui com os amigos.
Praça Charles de Gaulle (La Rotonde).
Uma das muitas vielas.
Uma das muitas fontes.
Cena comum em Aix. Nas praças, inúmeras mesinhas.
Em Aix, que também é um centro universitário, nasceu o pintor Paul Cézanne. Tivemos a sorte de visitarmos no Museu Granet uma exposição Cézanne-Picasso, nesse ano de homenagens a Picasso.
Em Aix-en-Provence, como em toda Provença, existe uma feira de produtos variadíssimos. A feira (le marché) é montada na cidade antiga, nos arredores do Hotel de Ville. Fica logo atrás do Cours Mirabeau, e chega-se nela facilmente por meio da Passagem Agard. Estivemos nela na 3ª feira, dia 8/09/2009. Consta que essa feira tão movimentada, e bela atração turística, é montada nas terças, quintas e nos sábados.
Pela "Passage Agard" fomos do Cours Mirabeau para a antiga cidade, onde a feira é montada.
A "Passage" tem lojas dos dois lados.
Já na feira, compramos chapéus.
Antiguidades de um lado, legumes e frutas de outro.
Pães maravilhosos. Maravilhosos pães franceses !
Visitamos, também, a Catedral "Saint Sauver" (foto daqui) , com um claustro lindo, do século XII.
Colunas do claustro, daqui.
E por último, uma referência ao doce típico de Aix-en-Provence, o "Calisson", delicado e delicioso doce de amêndoas. Pena que o tempo foi pouco para aproveitarmos mais essa delícia. Foto daqui.
E em Aix-en-Provence tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente uma amiga, até então virtual, a Ana Tereza, que vive naquele lindo lugar. Nosso encontro foi relatado, com fotos e tudo mais, no meu outro blog.
Depois de três dias em Aix, pegamos o carro que haviamos alugado e seguimos viagem pela "Provence". A primeira parada foi em Arles, contrariando ideia inicial de ficarmos hospedados em um dos vilarejos do Vale do Lubéron. Só nesse primeiro trecho usamos uma estrada principal. Em seguida, só as simpáticas estradas secundárias.
Comentários
Adoro les petites marchés!
Fotos lindas como sempre e você com um sorriso de felicidade contagiante!
Bjs
beijo