Tallin, capital da Estônia

Lembro das aulas de Geografia Geral, nos meus longínquos anos de curso ginasial, quando memorizávamos todas as capitais dos países da Europa.
E havia três países do Báltico, na Europa Setentrional, que me chamavam a atenção, talvez por semelhanças no nome: Estônia, Letônia e Lituânia. E na minha cabeça de criança, é como se fossem países trigêmeos.
Na história dos três, outra infeliz semelhança, que foi a do domínio soviético.
Antes dos russos, outros povos também ocuparam o território da Estônia, mas a dominação soviética, que havia sido imensa no século XVIII e início do XIX, ainda durou 52 anos após a 2ª Guerra Mundial.
Com a queda da União Soviética, e após sua independência em 1992, a Estônia iniciou um grande desenvolvimento econômico, alcançado a partir do ano 2000.
E passados tantos anos do tempo em que eu recitava as capitais europeias, tive a oportunidade de conhecer uma das capitais dos "países trigêmeos": Tallin, a capital da Estônia. Cidade medieval, muito linda e alegre.

Recepção no Porto de Tallin

Ônibus aguardando os passageiros do cruzeiro. Pegamos esse ônibus que se mostrou desnecessário, porque descemos no 2º ponto, o da Cidade Velha, e lá ficamos o dia inteiro.
Assim que descemos do ônibus fomos andando na direção da maravilhosa Catedral Alexander Nevsky, de forte influência russa, construção de 1894 a 1900, a mais nova da Toompea (colina que fica na parte central de Tallin).

Catedral Alexander Nevski, catedral ortodoxa, com altar totalmente dourado.

Quando chegamos na Catedral estava terminando uma cerimônia religiosa e pude observar que todas as estonianas que saíam da igreja usavam saias e cabeças cobertas.

Na frente da Catedral Ortodoxa, o prédio do Parlamento (Riigikogu), antigo Castelo de Toompea.

Escritório do Ministro da Justiça.

E andando, chegamos a um dos locais que permite uma vista maravilhosa da cidade baixa: um mirante em Toompea.

Do mirante, pode-se ver os navios ancorados.

Muitos turistas na plataforma de observação da cidade baixa. E, felizmente, eu entre eles, aproveitando essa beleza imensa.

Abaixo, nossa primeira parada para um café.

Anda-se e, de repente, olha-se para trás, ou para o lado, e lá está a Catedral Alexander Nevsky.

Principal ligação de Toompea com a cidade baixa, a Pikk Jalg, ladeira entre dois muros altos, como muralhas. Bem medieval.

Na ladeira, muitos artistas locais expondo suas obras.
                        E o Berto está levando uma pintura de lembrança.

Na cidade baixa, muitas lojas de lembranças.

Ruas estreitas, construções muito antigas extremamente bem conservadas, limpeza.

E andando chegamos na fantástica praça da Prefeitura, cercada por prédios históricos muito bem preservados.

O prédio da Prefeitura, com sua torre. Construído entre 1402/1404, é o prédio medieval mais bem preservado da Europa Setentrional.

Jovens com roupas típicas tradicionais.

A praça da Prefeitura é extremamente alegre. Em dois lados inúmeros cafés e restaurantes.

Saindo da Praça, e para nos abrigarmos de uma chuva repentina, entramos num café muito antigo, bem espelhado e com o teto todo trabalhado.

E para acompanhar nosso café, um doce de amêndoas e essa Pavlova deliciosa.

Antes de voltarmos para o navio, passamos por esse carro de noivos. Nas minhas viagens sempre cruzo com casais de noivos, mas nesse caso só vi o carro.
Contudo,  na praça da Prefeitura assisti a uma passagem de um carro aberto com um casal de noivos. Fiquei com a impressão que deve ser algo habitual para festejar a data. A buzina chama a atenção, o carro dá algumas voltas na praça, e os noivos são aplaudidos por todos que lá estão.
E esse fato tão interessante aumenta o clima de alegria do local.

Na medieval Tallin, o dia foi curto para tanta beleza.