Oslo

Saímos de Copenhagen no final do dia 19/08/2012, na direção de Oslo. Foi o início do cruzeiro.
Malas desfeitas, roupas no armário, passeio pelo navio, jantar muito bem servido, show no teatro e sono gostoso, no doce balanço do mar.
Conforto total.
Café da manhã e já estávamos ancorados em Oslo.
Oslo fica à beira de uma baía imensa, dentro do fiorde de Oslo.
Chegamos com chuva, e tivemos que alterar nossa programação.
A ideia era primeiro visitar a Fortaleza Akersus, uma fortaleza de mais de 700 anos, que fica bem na frente do terminal de cruzeiros. Iríamos andando até ela, mas acabamos conhecendo só de longe.

Fotos da Fortaleza, tiradas do navio.

Como a chuva aumentou bastante, na hora em que descemos do navio resolvemos pegar um dos ônibus turísticos (Hop on - Hop off), que estavam no porto aguardando os visitantes.
Fomos direto para o Frognerparken, onde fica o Parque Vigeland, parque enorme, e lindo, que tem 212 esculturas em granito e bronze do artista norueguês Gustav Vigeland.
As esculturas representam fases e fatos da existência, tais como a infância, a juventude, o namoro, a maternidade, a paternidade, o trabalho, a disputa, a solidariedade ... A vida.

Entrada do Parque.
Foto da web (Minube)

Gustav Vigeland

Começamos o passeio com chuva.

Anda-se pelo caminho ladeado por esculturas.

No final desse caminho, no centro, escultura com 14 metros de altura, feita a partir de um único bloco de granito, contendo 121 corpos entrelaçados.

As esculturas espalhadas pelo parque representam fases e fatos da existência, tais como a infância, a juventude, o namoro, a maternidade, a paternidade, o trabalho, a disputa, a solidariedade ...
A vida.

Área verde imensa, com muitas flores.

Entre tantas esculturas maravilhosas, foi difícil a escolha para as fotos.

E aqui, quase uma repetição da escultura.

Do parque, fomos para o Museu Viking (Vikingskiphuset), ponto de destaque em Oslo.

Parte externa do Museu.

O museu preserva três embarcações vikings originais (Oserberg, Gokstadskipet e Tuneskipet), e vários objetos dos exploradores nórdicos. Os barcos, que serviam de esquife, estiveram enterrados por séculos.
O mais impressionante deles é o Oseberg, construído no século IX e que tem aproximadamente 20 metros de comprimento. Foi encontrado tendo no seu interior vários objetos mortuários e corpos, entre os quais um que se supõe ser de uma rainha.
Barcos e objetos dos anos 800, 900!
Senti, no Museu Viking, uma atmosfera de intenso e silencioso respeito.

Barco Oserberg

Acima, barco Gokstadskipet.

Barco Tuneskipet, preservado na forma como encontrado.

No museu estão trenós de madeira, cheios de detalhes, também encontrados em escavamentos.

Terminada a visita tomamos novamente o ônibus (hop on - hop off) e seguimos para a Prefeitura (Radhuset), um prédio de tijolinhos aparentes, com duas torres altas.

Entra-se por essa porta e chega-se ao saguão.

O saguão da Prefeitura de Oslo é enorme e muito bonito, com afrescos gigantes de Alf Rolfsen representando fatos históricos e culturais da Noruega.

Saímos da Prefeitura e, como a chuva tinha dado uma trégua, fomos andar um pouco pelo centro da cidade.
Depois de poucos passos chegamos à praça onde está o Teatro Nacional, inaugurado em 1899. Na sua frente duas estátuas, uma de Ibsen, grande dramaturgo norueguês.

Muito florido e agradável o jardim da Praça do Teatro Nacional.

Fonte na Praça do Teatro Nacional

Estátua ao lado do Teatro Nacional.
E com esse passeio terminamos nosso roteiro em Oslo, cidade organizada, considerada como uma das que tem melhor qualidade de vida no mundo, mas também a mais cara.
Pudemos ter uma ideia dos preços altíssimos num lanche simples que fizemos numa cafeteria atrás da praça do Teatro Nacional.
Nossa ida à Galeria Nacional, onde se encontra "O Grito" de Edvard Munch ficou prejudicada pelo dia. 2ª feira o museu fica fechado.

Voltamos para o navio e seguimos viagem.
Quando o Emerald Princess deixava Oslo, consegui essas fotos, no final de um dia chuvoso.

Prédio da Prefeitura visto por trás, com seu relógio em uma das torres.

Muitos barcos, muitos veleiros.

Só vi essas "pontes" de longe. Me pareceram passagens só para pedestres. Essa primeira permite a passagem de pessoas para esse prédio com formato de barco.

Não sei que prédio é esse das três últimas fotos. Achei que poderia ser o Teatro de Ópera de Oslo, mas pesquisando, conforme foto abaixo (da Wikipédia) não pude confirmar.

(Com exceção dessa última foto, e a dos portões do Parque Vigeland, todas as fotos são nossas).

chica disse…
Puxa, Heloísa, que maravilha de passeio. Ligares pra não esquecer. esculturas , flores, fonte lindíssimas! Adorei ver e quando se vai em viagem sempre temos que contar com contratempos, tipo uma chuva... Ainda bem que com espirito esportivo, se contorna tudo! Lindo! beijos,chica
Unknown disse…
Helô, vim me deliciar de novo,

Que linda é a capital da Noruega, e que lindas também as fotos que você consegue tirar!

Fiquei curiosa pra saber aonde o Emerald Princess vai parar da próxima vez...rsss

Parabéns minha amiga, foi uma super viagem!
Beth/Lilás disse…
Oi, Helô!
Vim conferir esta linda viagem que fizeram e dizer que vocês estão de parabéns pelo vigor e disposição demonstrados em todas as fotos juntos. Os lugares parecem muito interessantes, cheios de verde e vida, e eu fiquei louca pra ver de perto um dia este barco Viking que deve ser maravilhoso, a ponto de ficarmos calados diante de tanta beleza e o que ela inspira.
Lindas suas fotos, adorei!
beijos cariocas

Isabel disse…
Heloísa, que viagem maravilhosa! A Noruega é linda, organizada, limpa, preservada. parece um mundo à parte. Apenas o tempo eu não invejo, chuva e friozinho em pleno Verão, não é?
Vou ficar de olho no resto do cruzeiro. Bjs
Marly disse…
Helô,

É incrível a capacidade de vocês de extraírem tanta coisa de uma cidade em tão pouco tempo! Adorei o relato e adorei as fotos.
Sempre quis conhecer a Noruega, por causa dos fiordes, que a atriz norueguesa, Liv Ullmann, disse serem as paisagens mais lindas do mundo. E também por causa das repetidas classificações como cidade de melhor qualidade de vida do mundo, rsrs. Achei a obra de Gustav Vigeland muito interessante.

Beijo
Gina disse…
A cidade merece o título de melhor qualidade de vida, não é? Mas só dá pra ir lá fora do inverno... Afff!
Viajar é sempre bom demais. Bela viagem!
Boa semana, Helô!
Anônimo disse…
Very great post. I sіmply stumbled upon yοur weblog anԁ wanted to mention
that I've truly enjoyed surfing around your blog posts. After all I'll be subscribing in your
feed anԁ I hοрe you wгite once more soon!
Also visit my web-site ... young nite atn news
Anônimo disse…
Heloisa, muito, muito obrigada por sua visita em meu blog. Vim aqui e me deliciei com sua postagem de Oslo. Foi como se estivesse lá. Vibrei com todas as fotos e me senti muito grata por você ter fotografado tantos detalhes para que pudessemos ver a riqueza deste local cheio de arte e história. Amei sua viagem! Beijos, Paula

Postagens mais visitadas deste blog