Istambul





Durante alguns anos mantive o hábito de fazer diários de viagem. Em cadernos, com caneta, descrevendo os passeios do dia e colando ilustrações. 
Escrevia à noite, antes de dormir. Dava trabalho. 
Às vezes, eu estava cansada, muito cansada, das aventuras desde as primeiras horas da manhã, mas só ia dormir depois de registrar os fatos.
Aos poucos fui desistindo, e os registros passaram a ser as fotografias. 
Até que criei esse blog para fotos e memórias, onde passei a mostrar fotos de viagens e escrever sobre minha lembrança dos lugares retratados. Contudo, sem regularidade.
Também dá trabalho. Muito trabalho.
Primeiro, selecionar as fotos, entre centenas e, até milhares. Depois, puxar pela memória, para poder escrever sobre aquilo visitado há alguns anos. E, ainda, fazer alguma pesquisa.
A parte da publicação, com inclusão das fotos, é bem cansativa.
Porém, a parte da seleção de fotos, e de avivamento das lembranças, é fantástica.
Viajo novamente, curtindo cada lugar, me admirando com as belezas que tive a oportunidade de ver ao vivo, e agradecendo o privilégio de ter conseguido andar um pouco pelo mundo.
Há alguns dias comecei a me organizar para escrever sobre Istambul, essa cidade fantástica localizada parte na Europa, e parte na Ásia. 
Istambul, que existe desde o ano de 667 antes de Cristo, e esteve sob domínios grego, romano e otomano. 
O Estreito de Bósforo, que liga o Mar Negro ao Mar Mármara margeia as duas partes de Istambul: a ocidental, e a oriental.
Logo que voltei da viagem, muito entusiasmada, escrevi no meu “ Blog da vovó … mas não só”, sobre alguns  dos seus aspectos. 
Mas faltaram outros importantes, como as visitas aos monumentos. 
Então, é preciso contar mais um pouco.
Os blogs vão se complementar. O que não estiver lá, estará aqui.
A viagem foi em maio de 2013. Chegamos à Europa de navio, pelo porto de Barcelona. Depois de alguns dias na maravilhosa cidade, seguimos os dois, sozinhos, para Istambul.
Como falei no outro blog, estava um pouco preocupada com essa viagem sem outras companhias. 
Essa era a forma como costumávamos viajar mas, na ocasião, já estávamos com pouco mais de 75 anos, e eu fiquei me perguntando se não estaríamos meio velhos para uma aventura dessas. 
Feita a viagem, com programação diária intensa, concluímos que não estávamos e hoje, passados quase 6 anos, eu vejo pelas fotos que não estávamos mesmo. 
Os principais pontos turísticos de Istambul ficam na cidade velha, Sultanahmet, o que nos levou a ficar num hotel do local, o Celal Sultan Hotel. 



Ótima localização, boas acomodações e um café da manhã bem variado. No terraço superior um bar de coquetéis, com vista linda para a Hagia Sophia ( Basílica de Santa Sofia).


Do nosso hotel, tínhamos essa vista.

Chegamos a Istambul em 9.05.2013, no final da tarde.
À noite saímos para jantar e para um primeiro contato com a cidade.
Luminárias, os deliciosos doces, e um jantar bem típico.






No dia seguinte, começamos nossos passeios, a uma sucessão de lugares, monumentos, mesquitas e outros, lindos e de enorme valor histórico.
Em Sultanahmet, visitamos, de início, o Hipódromo, onde se encontram o Obelisco de Teodósio e a Coluna da Serpente.




Obelisco de Teodósio, construído no Antigo Egito, e levado no século IV, para Constantinopla.


Mesquita Azul, a maior e mais importante mesquita de Istambul. Construída no início do século XVII, tem seis minaretes, torres de onde se ouve o "chamado" para a oração.



Quase pronta para entrar na Mesquita. Cabeça coberta. Na entrada da mesquita, retirei os sapatos.




A Mesquita Azul é lindíssima. É revestida com azulejos e possui inúmeros e fantásticos vitrais, uns e outros sempre com predominância da cor azul. Não tem figuras, ou imagens.





A área onde os muçulmanos fazem suas orações, é separada da área de visitação por uma pequena barreira de madeira. Na foto abaixo, ao fundo, vê-se um fiel em posição de oração.




Depois da Mesquita Azul, visita a um lugar interessantíssimo: a Cisterna da Basílica, construída no século VI, no subsolo do Hipódromo, com capacidade para 100 milhões de litros d'água. 
Armazenava, com outras cisternas menores, a água da cidade, na época do Império Bizantino. 
Hoje, caminha-se por passarelas entre  suas 336  colunas romanas de mármore. Algumas colunas com esculturas na sua base, como as famosas Medusas. 
A Cisterna tem uma atmosfera diferente, misteriosa, com sua pouca iluminação e algumas goteiras espalhadas. Já serviu de cenário para filme com James Bond.







Entre um passeio e outro, contatos com a cidade. Muitas mulheres com vestimentas próprias, muitos carrinhos de castanhas assadas.





Abaixo, gostosura colorida, nas ruas de Istambul.

E tem muito mais para ser contado.


Continua no próximo capítulo, digo, publicação.
No meu Blog da vovó...mas não só, contei aspectos da viagem nos dias 20, 25 e 31 de maio de 2013, nos textos Final Glorioso, Compras em Istambul e Pisando na Ásia e outras curiosidades.


Todas as fotos são minhas, com exceção das relacionadas abaixo.
Foto da área de orações da Mesquita Azul, com vários fiéis, daqui.
Foto das colunas da Cisterna, é daqui.


Comentários

chica disse…
Heloisa, tudo na vida que queremos fazer com capricho e à sério, dá trabalho.Até mesmo o que não somos obrigadas a fazer, assim queremos. E tu fazes sempre tudo muito bem ,detalhadamente mostras e comenta! Tão bom acompanhar! Lindas fotos e pra ti e teus, as recordações! beijos, tudo de bom,chica
Marly disse…
Muito interessante, Helô. Viajei contigo através deste relato e belas fotos. O escritor Giuseppe T. di Lampedusa foi um incentivador do hábito de se manter diários. Ele dizia que os diários sempre revelam coisas interessantes, por mais banal que seja a vida de quem o escreve (e os diários de viagem revelam coisas muito interessantes sobre lugares, né?). Gostei também de ver que o "fast food" vendido nas ruas de Istambul (castanhas assadas) é mais nutritivo do que os que são vendidos aqui.

Um beijo
Pedrita disse…
heloísa, ah, vc criou o blog pelo mesmo motivo q eu, para guardar as recordações. eu cansava a minha familia falando de mais um evento cultural, no blog cada um pode ler só o tema que mais tem afinidade. além de mais democrático, consegui dividir mais o q vejo. suas fotos são maravilhosas. istambul é um lugar q eu gostaria de conhecer. vc deve ter lido o livro do pamuk, istambul. não é o que mais gostei dele, mas vc q viajou por lá deverá se identificar mais.
o blogger avisa que não aceitam isso ou aqui dos blogs q eles mesmo criaram, tudo em inglês, eu já virei as configurações abaixo pra descobrir o q falam, mas nunca consigo. sorry. já tentei tb mudar o layout pra ver se o mais novo atualiza, mas nada muda. meu blog é muito antigo, no blogger não tanto, mas é antigo, e eles não criam atualizações, ficou defasado.
beijos, pedrita
Dalva Rodrigues disse…
Que passeio maravilhoso, Heloísa, adorei passear por lá através das fotos!
Não consigo visualizar a opção SEGUIR este blog.
Abração!
MCecilia disse…
Q maravilha revisitar Istambul, cidade tão diferente, tão cheia de história, tão misteriosa... doces deliciosos... amei o passeio!
Lu Dantas disse…
Heloísa, que maravilhoso! Gostei muito!! Deve ter sido sensacional.

beijos

https://ludantasmusica.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Tallin, capital da Estônia

Ponta Delgada - Ilha de São Miguel - Açores

Cajobi, Monte Verde e Monte Azul Paulista