Estocolmo

Estive em Estocolmo há 6 anos, no final de um cruzeiro pelo Mar Báltico.
Como havia interrompido minhas escritas no blog, e só há pouco resolvi retomá-lo, quis  terminar os relatos do cruzeiro falando sobre a cidade que faltava: a deslumbrante Estocolmo.
Comecei a escolher as fotos, a ler algumas anotações da época, e a pesquisar um pouco para aclarar a memória.
Quase fico sem fôlego diante de tanta beleza.
Lembro que, na ocasião, embora nossa passagem pelo local tenha sido muito rápida, também fiquei maravilhada.
A viagem rápida foi praticamente um aperitivo. Mas ainda tenho esperança de uma oportunidade para completar a refeição.
Estocolmo é uma cidade lindíssima, construída em 14 ilhas interligadas por muitas pontes charmosas.
Conforme nosso navio se aproximava do porto, já estávamos vendo maravilhas. Tivemos aproximadamente uma hora de paisagens incríveis: muitas ilhas, recortes lindos de terra, muito verde, casas belíssimas.
Como o tempo em terra seria curto, pegamos uma excursão do navio, que foi muito proveitosa.
Visitamos o prédio da Prefeitura, Conselho Municipal, com atenção a duas salas importantes: uma no térreo, imensa, com área de 1500 metros quadrados e altura de 25 metros, onde se realiza o banquete de premiação do Prêmio Nobel. E no andar superior uma sala resplandescente, toda de pastilhas de ouro e vidro, formando desenhos.
Da Prefeitura, seguimos para o Museu Vasa, de visitação imperdível. Nele, uma embarcação enorme e maravilhosa, do século XVII, que naufragou exatamente no dia em que estava iniciando sua navegação, no ano de 1628.
Vasa, o barco, ficou submerso durante 330 anos, até que foi retirado do fundo do mar em incrível estado de preservação, o que permitiu que fosse recuperado praticamente em sua inteireza.
Saindo do Museu, continuamos nosso roteiro na direção do Cidade Histórica, centro antigo, passando pelo dinâmico e moderno centro comercial e pelo Teatro Real de Arte Dramática onde, em épocas diversas, se apresentaram as famosas atrizes suecas Greta Garbo e Ingrid Bergman.

Paisagens vistas ainda do navio, quando na direção do porto.

Depois de uma parada em um mirante, que nos permitiu paisagens lindas, nosso primeiro passeio foi à Prefeitura de Estocolmo.

Na frente da Prefeitura de Estocolmo.

Prefeitura de Estocolmo - Conselho Municipal

No pátio da prefeitura um cavalo Dala, um dos símbolos da cidade.

Conselho Municipal de Estocolmo.

Abaixo, salão com tijolinhos avermelhados, onde é realizado o banquete de premiação do Prêmio Nobel.

No andar superior, uma sala resplandescente, toda de pastilhas de ouro e vidro, formando mosaicos. Nela  é oferecido o baile após o banquete do Prêmio Nobel.

Na sala do baile, milhões de mosaicos feitos com milhões de peças de ouro e vidro.

Na direção do Museu Vasa.

Barco Vasa, afundado no dia da primeira viagem e retirado da água após 330 anos.

No Museu, muitos objetos da época e grande quantidade de informações, caracterizando bem a época da construção do barco, no século XVII.

Abaixo Teatro Real de Arte Dramática.

O Palácio Real de Estocolmo, que fica na Ilha de Stadsholmen, tem quatro fachadas diferentes.

Abaixo, fachada sul do Palácio Real, com estátuas.

Obelisco na frente do Palácio Real.

Muito interessante foi o passeio pela Cidade Velha, Gamla Stan, e especialmente à praça Stortorget, a mais antiga da cidade. Em torno dessa charmosa praça é que a cidade de Estocolmo, fundada no século XIII, cresceu. Seu conjunto de edifícios coloridos é um dos principais cartões postais da cidade.

Fonte da praça Stortorget.

Embora rápido, o passeio foi muito bom.
A água, presente por todos os lados, e o grande número de embarcações, dão à cidade um visual lindo.
Disse a guia que em Estocolmo 1/3 é de água, 1/3 de parques e 1/3 de construções. A impressão é exatamente essa.
Os parques são lindíssimos. Há flores em quantidade, e muitos vasos espalhados pela cidade. Até no porto.

Flores no cais

Foto inicial, daqui. As demais, são nossas.

O cruzeiro  pelo Mar Báltico começou em Copenhagen. Depois vieram Oslo, Aarhus (Dinamarca), Warnemunde e Rostock, Tallin ( Estônia), São Petesburgo, Helsinque. Destaque, também, para o Hermitage, em São Petersburgo.
Clique no lugar que tiver interesse.