Hamburgo - Alemanha






Depois de muito tempo sem registrar minhas viagens, volto ao blog na tentativa de buscar as memórias de viagens realizadas.
Em abril desse ano de 2018, iniciei um cruzeiro em Santos, SP, que terminou em Kiel, Alemanha, no dia 28/04, 21 dias depois.
De Kiel, seguimos para Hamburgo, motivados  por sentimentos: meu bisavô materno saíra desse porto, em busca do Novo Mundo.
Foram três dias para “conhecer" Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha, e que fica no norte do país. É uma cidade portuária, que abriga o segundo maior porto de toda a Europa. Fica no ponto onde o Rio Elba encontra o Rio Alster.
Os dois rios, Elba e Alster, os numerosos canais de navegação, canais de interligação e pontes dão à cidade um charme especial. Em determinados locais, lembrei muito de Veneza.









Depois fiquei sabendo que muitos a chamam de Veneza Germânica, ou Veneza do Norte, em virtude do número enorme de pontes. Na minha visita rápida não tive oportunidade de ver muitas pontes, mas senti, em determinados lugares, o ar de Veneza.




A cidade me marcou pelos seus lagos, formados pelo Rio Alster, em torno dos quais fica a área central de Hamburgo: o Alster interior e o Alster exterior. No sábado à tarde havia muita vida nos lagos e ao redor deles, com veleiros, barcos a remo e pedalinhos.
Consta que sua vida cultural é intensa, com muito teatro (capital do teatro da Alemanha) e música. Senti muito não ter conseguido ingressos para assistir a um espetáculo musical no fantástico prédio  da Filarmônica do Elba, a Elbphilharmonie. O prédio com fachada de vidro, foi construído sobre o maior armazém da região, datado de 1875. No dias em que lá passei havia um festival de música erudita, com ingressos esgotados há muito tempo. Não conseguimos, nem mesmo,  visitar o prédio, por conta das filas enormes. 

Abaixo, Elbphilharmonie (foto daqui).


Foi muito interessante nossa visita ao lindo e enorme prédio da Prefeitura, Rathaus, construção cheia de detalhes, na praça Rathausmarkt, e também aos seus arredores.






Abaixo, fotos do andar térreo da Prefeitura.





Abaixo, pátio interno da Prefeitura.





Acima, cabeças brancas em excursão. Pátio interno da Prefeitura de Hamburgo.

Um passeio emocionante, que remeteu ao  absurdo e à crueza da guerra, foi a visita ao Memorial São Nicolau. 



No lugar havia uma igreja, bombardeada durante a 2ª guerra mundial. Sobrou pouco: a torre e parte das paredes. 




Acima, ao fundo, parede do altar.

Pode-se subir na torre por elevador, de onde se vê uma boa parte da cidade.

Hamburgo sofreu grande devastação com a 2ª guerra mundial mas, conforme historiadores, conseguiu se recuperar plenamente.

Abaixo, estação de metrô próxima do Memorial São Nicolau, vendo-se a torre, à esquerda.




 Ainda em Hamburgo, fizemos uma visita ao Museu da Emigração, o Ballinstad, construído numa área muito bonita, carregada de história, pois nela houve, até 1934, uma espécie de vila que abrigava aqueles que estavam se preparando para emigrar.






Por ela passaram os 5 milhões de emigrantes alemães, que seguiram para países do continente americano. Já contei aqui sobre essa visita que teve motivos sentimentais.


Fotos do restaurante do museu, decorado com malas e outros objetos ligados à emigração.

















Ficamos hospedados no Scandic Hamburg.


Entrada lateral do Hotel.

Hotel  tem um tema, relativo a  uma das grandes características da cidade: a água. Na recepção as paredes receberam vários tons de azul, e o bar apresenta esculturas em formato de onda. Os tapetes têm motivos marinhos.



O elevador é azul, e o som é suave, lembrando barulho de água.
Os quartos apresentam decoração diversa. Alguns com pinturas temáticas, com a devida referência ao artista.


Acima, foto do nosso quarto.

Ficamos no 7º andar, com direito ao uso do lounge, espaço onde se pode tomar o café da manhã e fazer pequenas refeições, já incluídos na diária. 




À tarde o lounge sempre oferecia um prato quente, pães, sanduíches, vinho tinto, branco e suco de laranja. Uma ótima opção para quem não sai à noite para jantar, e quer uma refeição leve.
Foram três dias intensos e corridos, mas que valeram muito.



Comentários

chica disse…
Que bom re4ativaste também esse teu blog de voagens e memórias! Assim tudo bem registrado e guardado! Linda viagem bem mostrada pelas fotos! Adorei! bjs, chica
Marly disse…
Linda Hamburgo, viajei com você, neste relato, rsrs. A refeição vespertina, oferecida neste lounge, para mim viria muito a calhar, já que não costumo jantar.

Um beijo

Postagens mais visitadas deste blog

Tallin, capital da Estônia

Ponta Delgada - Ilha de São Miguel - Açores

Cajobi, Monte Verde e Monte Azul Paulista