Helsinque





Continuando nosso Cruzeiro pelo Mar Báltico, fomos, em 27/08/2012, de São Petersburgo para Helsinque, capital da Finlândia, que fica na parte sul do país, na costa do Golfo da Finlândia.
Me pareceu uma cidade tranquila, com pouco trânsito e poucas pessoas circulando. A não ser os turistas, em quantidade, principalmente nos principais pontos.
Cidade com algumas ladeiras, e muito limpa.
Nosso dia em Helsinque foi nublado e com chuviscos passageiros.
Para aproveitar bem as horas, tomamos um ônibus "hip on, hip off", logo que desembarcamos, que se mostrou bem conveniente.


Descemos logo num dos primeiros pontos, demos uma volta pela cidade, andando por avenidas largas e observando a arquitetura tão interessante.





Abaixo, ciclovia e pista de corrida. Um pai fazia seu exercício empurrando um carrinho de bebê.

Seguimos para a principal atração turística da cidade, "Temppeliaukio", a Igreja de Pedra, escavada em um enorme bloco de granito. Projeto arquitetônico dos irmãos Timo e Tuomo Suomalarnen, a Igreja é linda e totalmente despojada.


Seu interior, embora escavado e construído na rocha, recebe luz natural, através de 180 vidros localizados entre a cúpula e a parede.




Durante nossa visita, e de dezenas de outros turistas, ouvia-se uma melodia suave, que tornava tudo mais mágico. Fui até o altar, muito simples e, ao seu lado, um jovem tocava num piano de cauda.





(Só ouvindo o vídeo é que percebi o barulho das vozes. Na hora só a música e a emoção).

Na entrada da Igreja havia um pequeno móvel com mensagens em diversas línguas, inclusive em Português. A que eu peguei, dizia: "o poder da Redenção está no nome de Jesus. Invoque-o e essa verdade se tornará real em sua vida".

Da Igreja de Pedra seguimos para a Praça do Senado, que tem imponentes edifício neoclássicos, e onde também se encontra a Catedral Luterana São Nicolau. A Catedral toda branca, com cúpula verde, é vista de vários pontos da cidade.


Na frente da Praça, brincadeira numa lojinha de lembranças.

Saindo da Praça, seguimos na direção da Prefeitura. No fundo, a Catedral.

Descobrimos que havia, na Prefeitura, uma biblioteca com computadores e acesso livre à internet. Entramos por uma porta lateral e, após o preenchimento de uma ficha, aproveitamos para atualizar as notícias e enviar e-mails.

Prefeitura de Helsinque

Em todas as cidades por onde passamos, nesse cruzeiro pelo Mar Báltico, vi muitos casais com três ou quatro crianças. Em Helsinque, quando estávamos na Prefeitura, entrou uma moça com quatro filhos, sendo um de colo. No Brasil, acho que essa cena é rara.



O próximo ponto foi a praça do Mercado, onde está o Obelisco do Imperador.

A Praça do Mercado tem barracas variadas, de artesanato, frutas, verduras, flores e comida. É um lugar agradável e fizemos um lanche numa das barraquinhas.










Do mercado, avista-se a Catedral Upenski.

Catedral Upenski, mediante aproximação.



Cais da Praça do Mercado, de onde saem muitos barcos para passeios.

Quando vejo bondes no exterior, lembro, com pena, do fim dos nossos bondes de Santos.



Últimas cenas de um dia gostoso.






Muitas flores pela cidade. Na foto abaixo, floreiras no cais do porto.

Nosso tempo em Helsinque não foi muito. Saí com a impressão de que a cidade é calma, porém alegre, é segura e feliz. E foi assim que também me senti, ao encerrar esse passeio de um dia à tão distante Finlândia.





Comentários

Passei, entrei, fui recebida com um sorriso, e resolvi ficar!!!
chica disse…
Viagem pra nunca esquecer.Fotos lindas, mostram cada lugar e deve ter uma bela história por cada um!! Lindo post! beijos praianos,chica
Anônimo disse…
Oi, Heloísa. Vim retribuir o comentário carinhoso que você fez sobre mim lá no blog da Bonfa. Fiquei me maravilhando com tanta foto linda! Não conheço Helsinque, mas é uma dos meus sonhos de consumo...
Beijocas
Ronize Aline
Gina disse…
Helô,
Não vivi a fase áurea dos bondinhos, mas tenho grande simpatia por eles.
Tenho essa mesma sensação que você quando estou fora do país e vejo os bondes.
Muito bom acompanhar as suas viagens.
Bjs.
Suzane Weck disse…
Ola,entrei para conhecer e gostei demais...Linda viagem e ótimas fotos.Meu abraço.SU
Helo, adorei o seu blog, as viagens, as fotos de Brasília nos anos 60! Tudo!
Parabéns!

:)

Postagens mais visitadas deste blog

Tallin, capital da Estônia

Ponta Delgada - Ilha de São Miguel - Açores

Cajobi, Monte Verde e Monte Azul Paulista