Wellington, capital azul

Cheguei à Nova Zelândia no dia 07/04/2010, por Auckland, como contei aqui, mas logo segui para Wellington, por onde iniciei meus passeios pelos lugares tão distantes e, até então, desconhecidos.
Quando penso em Wellington logo lembro da cor azul e do vento.
Azul porque é uma cidade com muitas baías lindas, de um azul fantástico. Toda hora me deparava com um mar lindíssimo, o que fazia com que enxergasse a cor azul a cada momento e ficasse com a impressão de que estava totalmente rodeada por azul.

No meu blog de variedades, o "Blog da vovó ...mas não só", escrevi sobre Wellington chamando-a de capital especial, e mostrando minha caminhada azul.
E ao pensar em Wellington também lembro de vento porque a cidade tem um vento constante, e cortante. Às vezes mais forte, e outras mais ameno. Mas o vento sempre está presente, o que acaba dando uma sensação de muito frio (pelo menos na estação do outono, quando lá estive, e acredito que no inverno).
Não gosto de vento, mas a beleza do azul local é tão grande, que ameniza o incômodo que ele possa causar.

Wellington tem muitas elevações e colinas, e muitas casas construídas nas encostas.

As casas, na sua maioria, são de madeira, o que representa uma maior segurança, visto que a região é altamente sujeita a terremotos.

Quase sempre caminhávamos um pouco na parte da manhã, e passávamos por todas essas casas retratadas acima.
E aqui estamos nós preparados para a caminhada, com nossas roupas próprias (icebreaker e windbreaker).

O Berto caminhando ....

e eu fotografando:

Abaixo, um cinema de bairro. Além do cinema, cada bairro tem um pequeno comércio, biblioteca, centro de saúde.

O centro comercial de Wellington é simpático e tranquilo.

Parece que os "kiwis" gostam bastante da cor preta. É quase que um uniforme para o trabalho.
Essa rua é a "Lambton Quai", principal rua de comércio de Wellington.

E, aqui, fachada da "Corte Suprema", prédio recém inaugurado, construído com toneladas de bronze.

Adorei essa vitrine de uma peixaria.

Visitamos uma feira, que funciona aos domingos, ao lado do Museu Te Papa.

Abaixo, algumas cenas interiores do maravilhoso Museu Te Papa.

O Museu Te Papa Tongarewa ("nosso lugar") é fantástico. Proporciona muitas experiências interativas, conta a história da cultura maori e abriga coleções de arte.
Dessa vez só deu para conhecer uma parte do museu, mas mantenho a esperança de lá voltar.

Nessa casa é feita uma simulação de terremoto.

Estivemos no Monte Rainha Vitória, que permite uma visão completa de Wellington.

Em outro passeio, subimos pelo Cable Car até seu ponto final (que tem entrada para o Jardim Botânico).

E, de lá, tiramos fotos lindas.

Passeamos pelo porto.

No porto, uma ponte decorada com grandes entalhes de madeira.

São muitas, e lindas, as lembranças que ficaram de Wellington.
Do avião, tirei essas fotos que mostram, mais uma vez, a beleza do azul. Na última foto, a separação entre o mar e o céu.

Curiosidade: A Nova Zelândia tem produzido muitos filmes em escala internacional e a maior parte dos estúdios encontra-se em Wellington, que é a cidade natal do diretor Peter Jackson. Por esse motivo, a cidade passou a ser conhecida como "Welliwood".
Foram filmados na Nova Zelândia, entre outros, os filmes "O Piano" e "Senhor dos Anéis".

(Clique nas fotos para vê-las aumentadas).

chica disse…
Na ocasião da tua viagem acompanhei tuas peripécias por lá e agora ver tudo é lindo.Uma cidade maravilhosa e que deve ter sisdo muito lindo conhecer e ali estar.beijos, tudo de bom,tá lindo o post.chica
Claudia disse…
Heloísa,

que fotos mais lindas, o lugar é muito bonito mesmo.

Lembra demais a Noruega, o azul intenso, o mar por todos os lados, as casinhas de madeira surpreendidas por algum prédio moderno aqui e ali. Pouquíssima gente nas ruas, ou melhor, ninguém dando banda pelas ruas e muito vento... Só que aqui eles não falam inglês, mas esta língua difícil de doer. Muita gente da Nova Zelândia quando vem aqui acha parecido.

Vocês se divertiram e o filho ficou feliz, não pode ficar melhor.

Bj,

C.
Ana Luiza disse…
Adoreeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiii !!!!! parabéns!!! Super organizado e claro! E lindo de se ver!
Você nunca foi para NY?
Beijos!!!
Ana
Nina disse…
Helô,

Já tinha adorado acompanhar sua viagem pelo blog, e gostei mais ainda de ver tantas fotos lindas!

Bom demais, obrigada!

Bjo
silvia masc disse…
Querida Heloisa,

A minha manhã começou conturbada, parei TUDO e fiquei aqui, viajando de carona com você, as fotos estão lindas, e o texto uma delícia, um belo diário de viagem.A pesquisa recém publicada na Scientific American sobre em um estudo que confirmou a teoria de que ver belas imagens acalma, testei aqui, e garanto, acalma mesmo.

Obrigada,
beijinho
Marly disse…
Olá, querida Heloisa,

Eu já tinha muita vontade de conhecer a Nova Zelândia, por causa das imagens belíssimas que nos enviou de lá a filha de uma amiga nossa, que esteve fazendo intercâmbio no país. Depois dos seus relatos e fotos, essa vontade aumentou enormemente. Adorei a graciosa Wellington, cercada desse mar azul e com tantos atrativos! Pode estar certa de que no dia em que eu visitar essa cidade (oxalá aconteça realmente, rsrs) irei me lembrar muito de você.
Quanto à sua pergunta, eu não trabalho com culinária (só cozinho para a família) mas sabe que eu venho considerando a possibilidade?
E isso porque tenho sido instada a ponderar sobre o assunto, por pessoas que têm me surpreendido, rsrs.

Beijão!
Adriana Pessoa disse…
Helô,
como já te disse, essa sua viagem a Nova Zelândia teve grandes repercussões aqui em casa.
O João quer ser biólogo e morar lá, e o Márcio quando for visitá-lo quer pantufas quentinhas esperando por ele...
Bjs.
Katia Bonfadini disse…
Helo, obrigada por avisar sobre esse post!!!!!!! Na época em que fomos ao Egito, por pouco não trocamos o roteiro pela Nova Zelândia!!!!!! Tenho o sonho de conhecer o país desde que trabalhei com intercâmbio em 1994/95!!!!!! Conheci alguns Kiwis muito gente boa!!!!!!! Suas fotos estão lindas e o passeio foi mesmo incrível!!!!!! Que bom que vc adora viajar com eu. Acho que é uma das melhores coisas da vida! Bjs!
Dani Franken disse…
Helo, que post poético! Adorei os lugares, as cores, as casas e o maaar... Aliás, chiquérrima você em suas roupas de caminhada, não? Luxo puro!
Beijinhos,
Dani
Que lindo! Quantos passeios! Parece que ficou um tempão lá! Imagino a correria!
Eu tb quero ver esse azul todo.
beijos

Postagens mais visitadas deste blog