Bonito


Estou querendo falar um pouco sobre minhas viagens pelo Brasil, e até já fiz uma introdução. O difícil é decidir por onde começar. Já andei falando sobre algumas cidades, abordando principalmente fatos antigos. São Paulo, Santos, São Vicente, Guarujá, Campos de Jordão, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, algumas cidades históricas de Minas Gerais e outras, já mereceram referências. O jeito é continuar, caso contrário tudo que tenho para contar acabará se tornando “fato antigo”Vi há poucos dias, numa revista semanal, uma foto linda da Gruta Azul em Bonito, e vou pegar isso como “gancho” para retomar minhas lembranças de viagens.

Bonito é uma cidade de Mato Grosso do Sul, estado da região centro-oeste. As distâncias entre uma cidade e outra de Mato Grosso do Sul são bem grandes, e Bonito está localizada a 330 km de Campo Grande, capital do Estado.


Seu nome é muito adequado. É uma cidade pequena, praticamente com uma única rua central (pelo menos quando eu lá estive), mas tem passeios lindíssimos. Até pouco tempo, o trecho entre Campo Grande e Bonito só podia ser feito por via terrestre. Agora já há rotas áreas para lá.

Todos os passeios em Bonito ficam afastados do centro, e precisam ser reservados, pois há limite diário do número de pessoas, e necessidade de acompanhamento por guia turístico. Os aquários são todos naturais.



Quando lá estive, no ano de 2000, visitei a maravilhosa Gruta do Lago Azul, o Aquário Natural no Rio Sucuri, o Rio do Peixe, o Rio Formoso, e cachoeiras. Andei de barca por um dos rios e, maravilha das maravilhas participei de flutuação no Rio Sucuri.

Eu, que não gosto de colocar a cabeça embaixo da água, pus roupa própria, nadadeiras, snork e máscara, para poder flutuar e admirar o fundo do rio e o número incrível de peixes lindos. Foi um passeio fantástico.

Acima, quase prontos para a flutuação. Abaixo, flutuando, em silêncio, para ver os lindos peixes.


O outro passeio de tirar o fôlego é o da Gruta do Lago Azul. O caminho é um pouco difícil. Tem-se que descer cerca de 100 metros, por uma escadinha natural (terra e pedras) bem íngreme. Pelo caminho, estalactites e estalagmites. A visão que se tem, ao se chegar no fundo, é de uma beleza indescritível: a água é de um azul profundo.

Acima, descendo a escada natural. Abaixo, com minha filha, já dentro da gruta. Cada grupo tem um número limitado de pessoas. 


E aqui, o esplendor do lago azul, na profundeza da gruta:


Bonito é realmente "bonito". Pena que foram poucos dias e, com certeza, não deu para conhecer toda a "boniteza" do lugar.


As fotos em slide, e a do lago, foram tiradas daqui.

Comentários

Isabel disse…
Que nome "bonito" tem essa cidade e que apropriado! Quantas belezas naturais. Adoraria fazer todos esses passeios, excepto talvez o debaixo de água! Sou um bocadinho medricas!
Bjs e continue a mostrar essas maravilhas do Brasil.
Cláudia Marques disse…
Heloísa,
que lugar maravilhoso!
Só para conhecer todos os lugares lindos do Brasil, deve demorar pelo menos um ano... e de fugida!
Gosto muito de grutas, e adorava conhecer esses aquários, mas, tal como a minha irmã, não me estou a ver a flutuar nesse rio, acho que ia ao fundo!! Mas deve ser maravilhoso, estou a imaginar a sensação, estar ali vendo os peixes a passear por baixo de nós! Mas eu ficava sentada na margem a observar a paisagem :) (não diga a ninguém, mas não sei nadar...)

Beijinhos
Valéria Martins disse…
Eu ainda vou visitar esse lugar com os meus filhos. É um plano, uma intenção. Tenhon certeza de que é lindo.

Mas existe um outro lugar, onde há uma outro lago azul, gigantesco, no interior de uma caverna. É a Chapada Diamantina, na Bahia, que o meu amigo Luis Nachbin, que apresenta na TV Futura o programa de viagens "Passagem para..." definiu muito bem: é a "Disneylândia da natureza".

É o lugar mais lindo que já vi em toda a minha vida. Vale uma viagem, urgente!

Beijos, querida Heloisa
Gina disse…
Estive com meus filhos em Bonito e o lugar corresponde ao nome. A infra-estrutura do lugar não ajuda muito, apesar de termos ficado num bom hotel, mas as belezas compensam.
Resolvemos ir ao Pantanal e a van em que viajávamos ficou atolada. Por muito pouco não ficamos pelo caminho.
A aventura faz parte daquele roteiro, até fiz arvorismo e adorei.
Bjs.
Unknown disse…
Amiga, que blog fantástico! Amei descobrir esse seu outro blog e saber um pouco mais sobre suas viagens.
Eu e meu esposo temos vontade de fazer um blog também relatando nossas viagens.

Bjus
Almira Almeida disse…
Heloisa boa noite,
no ano passado conheci essa maravilha em Bonito e fiz essa flutuação, quanto lugar lindo. Só mesmo indo pra ver. Você retratou muito bem; venho lhe visitar sempre.
Beijos,

Postagens mais visitadas deste blog

Tallin, capital da Estônia

Ponta Delgada - Ilha de São Miguel - Açores

Cajobi, Monte Verde e Monte Azul Paulista