Istambul - II

Dá trabalho querer escrever sobre uma viagem realizada há seis anos. Anos que passaram num estalar de dedos, quando também ocorreram outras viagens, outros passeios, outras experiências.
Mas, como acho importante o registro, ainda que tardio, sigo tentando falar um pouco sobre a fascinante viagem a Istambul.

Aqui estou diante da fonte de Sultanahmet, que fica a um passo da Mesquita Azul e da Basílica de Santa Sofia.

A Basílica de Santa Sofia, Hagia Sofia,  foi construída entre 532 e 537 como Catedral, pelo Império Bizantino. Entre 1204 e 1261, foi ocupada e transformada em templo católico (Patriarcado Latino de Constantinopla) . Após 1453, conquistada pela expansão islâmica, transformou-se em Mesquita, até 1931. Em 1935  foi secularizada e reaberta como museu.

Entramos por essa porta.

E nos deparamos com essa beleza e imponência.

Os lustres da Hagia Sofia são fantásticos.

Muitos são bem baixos.

A Basílica-museu guarda muitos tesouros, relíquias, mosaicos.
Acima, o Berto com sua mochila muito viajada.

Na saída da Basílica, tive a atenção chamada por rosas lindas, e por uma bandeira do Brasil ao lado da loja do Museu.

Abaixo, a Torre de Gálata, que permite uma das vistas panorâmicas mais bonitas de Istambul. É uma torre medieval, com formato cilíndrico e com pouco mais de 60 metros de altura.
Do seu topo consegue-se visualizar pontos turísticos imperdíveis da cidade, a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul, o Bósforo.
Fomos no início da noite, para ver Istambul iluminada. Pegamos uma fila imensa, mas a vista maravilhosa compensou o cansaço.

Ainda tivemos o passeio lindo, e interessante, pelo Bósforo. Conto outros detalhes no texto que publiquei na época, no meu Blog da Vovó ... mas não só.

De um lado do Estreito de Bósforo, o continente europeu, e do outro, o asiático. A Istambul europeia, com suas igrejas, mesquitas, casarões e palácios.
E na margem da Istambul asiática, quase todas as construções, residenciais.

Pisamos na Ásia, sem qualquer esforço. Da Europa, passa-se para a Ásia, atravessando uma ponte.

Fotos que tirei durante o passeio de barco. Carros indo da Europa para a Ásia, e vice-versa.

Abaixo, chegando e pisando em território asiático.

Do lado de cá da foto abaixo, estamos na Ásia, observando a Europa, que está do outro lado. Situação curiosa. Já falei sobre ela, no meu Blog da vovó ... mas não só.

Em Istambul asiática, visitamos um Palácio.

E após algumas horas, voltamos para a Istambul europeia, onde também estivemos no Grande Bazar e no Mercado das Especiarias. Os lugares são muito interessantes, coloridos e com uma variedade enorme de produtos. Mas não gostei muito desse capítulo de compras, como já contei aqui.

Esperando nosso cafezinho turco, que chegou quentinho e com bastante requinte.

E ainda há mais passeios em Istambul. Quem sabe consigo organizar brevemente um post Istambul III?

Com exceção das fotos referidas abaixo, todas as outras são minhas.
Foto do exterior da Basílica de Santa Sofia com a fonte, daqui.
Interior da Basílica de Santa Sofia, daqui.
Torre de Gálata na luz do dia. Aqui.

Pedrita disse…
lindíssimas as fotos. deve ter sido uma linda viagem. eu li recentemetne istambul do pamuk onde o texto viajava pela cidade. beijos, pedrita
chica disse…
Heloisa, dá sim, trabalho escrever após anos passados. Mas vale cada lembrança! Exercita o cérebro, faz bem e ainda nos mostras maravilhas! Vale sempre! beijos, chica
Marly disse…
Que viagem fantástica, Helô! Uma cidade onde se combinam os mistérios do oriente com as graças do ocidente. Eu pensava que Istambul fosse sinônimo de bazares, mesquitas e aquela atmosfera quase impenetrável (para nós ocidentais) típica dos países com este tipo de história e cultura . mas vejo que é muito mais!

Beijo
Deslumbrante essa cidade. Reúne tantos encantos que deve exigir um bom planejamento dos visitantes para aproveitar bem as muitas atrações. Vc torna tudo ainda mais interessante. Belíssimas fotos!
CÉU disse…
Olá, querida Heloísa!

Passados seis anos, sua mente está nota 10. Se lembra perfeitamente de cada monumento, de cada recanto dessa maravilhosa cidade, de nome Istambul.

Excelentes suas descrições históricas, tal como as frondosas fotos, que aqui nos mostra.

Já visitei também Istambul e fiquei boquiaberta perante tanta História e beleza.

Caso não consiga comentar em meu blog, que tem post novo, não se preocupe. Vale a intenção.

Beijos e uma semana excelente.
CÉU disse…
Boa tarde, querida amiga!

Fiquei feliz por você ter conseguido comentar no meu blog. Grata por suas gentis palavras.

Beijos e bom final de semana.
Alécio Souza disse…
Olá Heloisa, td bem?
Que lugar fantástico, que fotos maravilhosas, deu vontade de conhecer toda essa beleza!
Infelizmente nunca saí do Brasil, espero um dia conseguir viajar pela Europa e conhecer lugares mágicos como Istambul.
Bjos
Dalva Rodrigues disse…
Oi Heloisa, que demais atravessar um continente assim...uma simples ponte!
Adorei as fotos e descrições, deve ter sido maravilhoso!!
Abraço!

Postagens mais visitadas deste blog